terça-feira, 15 de agosto de 2017

Ler e escrever na escola o real, o possível e o imaginário: fichamento



Ler e escrever na escola o real, o possível e o imaginário: fichamento
Delia Lerner 
Considerações do Blog do Prof. Mazucheli - Educadores em luta



Fichamento


      Formar leitores e escritores competentes para o exercício pleno da cidadania Formar seres humanos capazes de assumir posição própria frente aos autores com os quais interagem.
          Assim, a escola deve favorecer uma aprendizagem significativa, abandonando atividades mecânicas, combatendo a discriminação, assegurando a todos o direito de apropriar-se da leitura e escrita como ferramenta para crescimento pessoal.
      Para tal, a escola precisa fundamentar-se na evolução histórica do pensamento pedagógico, ou seja, basear-se no avanço científico. Tais mudanças passam pela capacitação profissional e segue na busca por conhecer para intervir acertadamente, nos mecanismos do cotidiano escolar que permitem ou atravancam apropriação da escrita e leitura por todas as crianças ali.
          Importa observar estudos nos campos sociolinguísticos, psicolinguísticos, antropológicos e históricos, que nos mostram como a criança aprende a ser leitora e escritora.
          Trabalhar com projetos que permita articular saberes sociais e escolares. 

PROJETOS

      Os projetos ainda favorecem autonomia, possuem abordagem multidisciplinar, possibilita aplicar a avaliação sem que esta se sobreponha a aprendizagem.
             Promover aproximação da prática escolar e prática social. E superar fragmentação do ensino da língua (sílabas simples, palavras, frases...), pois impede o aluno de pensar num contexto que faça sentido.

CONTRATO DIDÁTICO

             O Contrato Didático que são relações professor-aluno deve ser estudado didaticamente, com vistas a contribuir nas mudanças necessárias.

Ferramentas para transformar o ensino:
                 Revalorização pessoal e profissional; formação dos professores como leitores e produtores de textos, capazes de se aprofundar e atualizar saberes permanentemente. Começa com oficinas até a autonomia do professor.
Mudança de concepção relacionada ao ensino e aprendizagem.
           Compreender alfabetização como processo de desenvolvimento da leitura e escrita, provido de significado.
                  Considerar e divulgar estudos científicos
                  Espaços para debates e trocas.
               
               Quanto à questão curricular, importante haver transformação didática a partir da realidade da instituição. Selecionar referências de leitura e escrita a partir da comunidade.
                 Uma vez que se aprende ler, lendo, importa proporcionar contato com todos os tipos de textos veiculados no meio social, promover aos alunos condições para se apropriarem da diversidade de gêneros.

A leitura é um objeto de ensino e de aprendizagem. Para o sujeito que aprende deve fazer sentido e significado. 
                   Analisar registros de classe e observar erros como ponto de partida e assim como parte do processo de construção do conhecimento.

Referências: [Blog] Educadores em luta. Mazucheli. Disponível em: <http://educacadoresemluta.blogspot.com.br/2009/12/lerner-delia-ler-e-escrever-na-escola-o_1697.html>.

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