Ler e escrever na escola o real, o possível e o imaginário: fichamento
Delia Lerner
Considerações do Blog do Prof. Mazucheli - Educadores em luta
Fichamento
Formar leitores e
escritores competentes para o exercício pleno da cidadania Formar seres humanos
capazes de assumir posição própria frente aos autores com os quais interagem.
Assim, a escola deve
favorecer uma aprendizagem significativa, abandonando atividades mecânicas,
combatendo a discriminação, assegurando a todos o direito de apropriar-se da leitura
e escrita como ferramenta para crescimento pessoal.
Para tal, a escola
precisa fundamentar-se na evolução histórica do pensamento pedagógico, ou seja,
basear-se no avanço científico. Tais mudanças passam pela capacitação
profissional e segue na busca por conhecer para intervir acertadamente, nos mecanismos
do cotidiano escolar que permitem ou atravancam apropriação da escrita e
leitura por todas as crianças ali.
Importa observar
estudos nos campos sociolinguísticos, psicolinguísticos, antropológicos e
históricos, que nos mostram como a criança aprende a ser leitora e escritora.
Trabalhar com
projetos que permita articular saberes sociais e escolares.
PROJETOS
Os projetos ainda
favorecem autonomia, possuem abordagem multidisciplinar, possibilita aplicar a
avaliação sem que esta se sobreponha a aprendizagem.
Promover aproximação
da prática escolar e prática social. E superar fragmentação do ensino da língua
(sílabas simples, palavras, frases...), pois impede o aluno de pensar num
contexto que faça sentido.
CONTRATO DIDÁTICO
O Contrato Didático
que são relações professor-aluno deve ser estudado didaticamente, com vistas a
contribuir nas mudanças necessárias.
Ferramentas para
transformar o ensino:
Revalorização pessoal
e profissional; formação dos professores como leitores e produtores de textos,
capazes de se aprofundar e atualizar saberes permanentemente. Começa com oficinas
até a autonomia do professor.
Mudança de concepção
relacionada ao ensino e aprendizagem.
Compreender
alfabetização como processo de desenvolvimento da leitura e escrita, provido de
significado.
Considerar e divulgar
estudos científicos
Espaços para debates
e trocas.
Quanto à questão
curricular, importante haver transformação didática a partir da realidade da
instituição. Selecionar referências de leitura e escrita a partir da
comunidade.
Uma vez que se
aprende ler, lendo, importa proporcionar contato com todos os tipos de textos
veiculados no meio social, promover aos alunos condições para se apropriarem da
diversidade de gêneros.
A leitura é um objeto
de ensino e de aprendizagem. Para o sujeito que aprende deve fazer sentido e
significado.
Analisar registros de classe e observar erros como ponto de
partida e assim como parte do processo de construção do conhecimento.
Referências: [Blog] Educadores em luta. Mazucheli. Disponível em: <http://educacadoresemluta.blogspot.com.br/2009/12/lerner-delia-ler-e-escrever-na-escola-o_1697.html>.
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