segunda-feira, 14 de agosto de 2017


Gêneros orais e escritos na escola
Joaquim Dolz, Michele Noverraz, et al

Fichamento

Porque o gênero e não tipos de textos? O que é gênero textual? Que gêneros relacionar para o ensino ao longo do currículo? A escola sempre trabalhou com os gêneros: narração, descrição, dissertação. Ou com estudos de gêneros literários como conto e crônica.
Novidade: gênero de fora da escola: literários, jornalísticos, cotidianos. Sejam significativos para o aluno e contribua para um domínio efetivo da língua.
De um cumprimento a um programa de TV ou artigo científico, os gêneros textuais devem ser escolhidos conforme contexto para serem bem compreendidos. Sugestões: conferência, debate, entrevista, jornalístico, público-formal, etc.

Situações:
Gênero somente como objeto de estudo, fora do contexto. Exemplo: recorte de notícias fora do jornal, num livro didático.
Gênero numa situação de produção fictícia. Exemplo: confeccionar jornal em classe como se fosse verdadeiro.
Gênero numa situação real de comunicação: dizer coisas a alguém. Debates. Carta a uma autoridade. Gênero não é só objeto de estudo é condição para que a comunicação ocorra.
Trabalho escolar sobre gêneros que o aluno não domina os dificilmente acessíveis espontaneamente e gêneros públicos.

Os gêneros primários (discursos de situações espontâneas) constituem no NÍVEL REAL DE DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO (Influências: Vygotsky e Bakthin) e a partir deles se podem desenvolver os secundários: comunicações culturais, produção artística, científica e política social. Numa situação de intervenção sistemática – ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL.
Levar alunos de uma oralidade espontânea a uma expressão pensada, planejada. Isto pressupõe certa ficcionalização. Elaboração abstrata de situações com 4 parâmetros: Enunciador, Destinatário, Finalidade e Lugar social.
Gêneros primários são instrumentos de criação dos gêneros secundários. A diversidade de textos possibilita tal passagem.

A Sequência didática é uma proposta de estratégia para ensino e aprendizagem. Conjunto de atividades sistemáticas organizadas sobre um gênero. Ajuda o aluno dominar um gênero de texto. Prática de linguagens não costumeiras.

Estrutura Base:

Apresenta a situação: Qual gênero? Para quem? Quem produz? Que forma? Quem participa? Temas? Subtemas?
Preparar conteúdos; se for carta: questão, argumentos contra\favor. Se for conto, definir elementos: personagens, ações, lugares, objetos mágicos, etc.

1ª Produção – produzir para avaliar o quanto sabem sobre. Professor analisa o que já sabem; problemas, etc.

Módulos – cada módulo enfoca problemas específicos, com finalidade de melhora. Vocabulário próprio do gênero, linguagem técnica, atitude reflexiva... Finalizar com registro de conhecimentos adquiridos.

Produção final – para demonstrar domínio adquirido. Avaliação somativa: o que aprendi? O que resta?

Ao final do texto: higienização ortográfica – releituras por outros. Reler com leituras de referências: dicionários, quadros de conjunção, manuais ortográficos. Agrupar erros frequentes. Colaboração.

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