Gêneros orais e
escritos na escola
Joaquim Dolz, Michele
Noverraz, et al
Fichamento
Porque o gênero e não
tipos de textos? O que é gênero textual? Que gêneros relacionar para o ensino
ao longo do currículo? A escola sempre trabalhou com os gêneros: narração,
descrição, dissertação. Ou com estudos de gêneros literários como conto e
crônica.
Novidade: gênero de
fora da escola: literários, jornalísticos, cotidianos. Sejam significativos
para o aluno e contribua para um domínio efetivo da língua.
De um cumprimento a um
programa de TV ou artigo científico, os gêneros textuais devem ser escolhidos
conforme contexto para serem bem compreendidos. Sugestões: conferência, debate,
entrevista, jornalístico, público-formal, etc.
Situações:
Gênero somente como
objeto de estudo, fora do contexto. Exemplo: recorte de notícias fora do
jornal, num livro didático.
Gênero numa situação de
produção fictícia. Exemplo: confeccionar jornal em classe como se fosse
verdadeiro.
Gênero numa situação
real de comunicação: dizer coisas a alguém. Debates. Carta a uma autoridade.
Gênero não é só objeto de estudo é condição para que a comunicação ocorra.
Trabalho escolar sobre
gêneros que o aluno não domina os dificilmente acessíveis espontaneamente e
gêneros públicos.
Os gêneros primários
(discursos de situações espontâneas) constituem no NÍVEL REAL DE
DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO (Influências: Vygotsky e Bakthin) e a partir deles
se podem desenvolver os secundários: comunicações culturais, produção
artística, científica e política social. Numa situação de intervenção
sistemática – ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL.
Levar alunos de uma
oralidade espontânea a uma expressão pensada, planejada. Isto pressupõe certa
ficcionalização. Elaboração abstrata de situações com 4 parâmetros: Enunciador,
Destinatário, Finalidade e Lugar social.
Gêneros primários são
instrumentos de criação dos gêneros secundários. A diversidade de textos
possibilita tal passagem.
A Sequência didática é
uma proposta de estratégia para ensino e aprendizagem. Conjunto de atividades
sistemáticas organizadas sobre um gênero. Ajuda o aluno dominar um gênero de
texto. Prática de linguagens não costumeiras.
Estrutura Base:
Apresenta a situação:
Qual gênero? Para quem? Quem produz? Que forma? Quem participa? Temas?
Subtemas?
Preparar conteúdos; se
for carta: questão, argumentos contra\favor. Se for conto, definir elementos:
personagens, ações, lugares, objetos mágicos, etc.
1ª Produção – produzir para
avaliar o quanto sabem sobre. Professor analisa o que já sabem; problemas, etc.
Módulos – cada módulo
enfoca problemas específicos, com finalidade de melhora. Vocabulário próprio do
gênero, linguagem técnica, atitude reflexiva... Finalizar com registro de
conhecimentos adquiridos.
Produção final – para demonstrar
domínio adquirido. Avaliação somativa: o que aprendi? O que resta?
Ao final do texto:
higienização ortográfica – releituras por outros. Reler com leituras de
referências: dicionários, quadros de conjunção, manuais ortográficos. Agrupar
erros frequentes. Colaboração.
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