terça-feira, 15 de agosto de 2017

A escola que 'não' ensina a escrever: Colello e Ferrarezi; Fichamento

A escola que 'não' ensina a escrever
Sílvia Colello e C. Ferrarezi Jr.
Fichamento 

O ensino da língua escrita na escola.
O que ensinamos quando ensinamos a escrever?! Quais eixos de intervenção pedagógica para que tal intervenção ocorra?! Porque a criança chega à escola querendo aprender ler e escrever e depois começa a odiar?

Questões para reflexão:

Crianças não alfabetizadas por pouco tempo de escolaridade.
Crianças não alfabetizadas por problemas diversos, que já trazem consigo.
Outro ponto são crianças que chegam a uma escola que não garante a formação do leitor crítico e usuário da língua.
Concepção da língua escrita, posicionamento dos educadores, dinâmicas em sala, interações na escola que nem sempre favorecem interações, interlocuções para que aconteça a aprendizagem da língua escrita.
Dificuldades de aprendizagem. Aprendizagens a revelia do que ensinam os educadores: paralelo à escola aprendem escrever com clichês, problemas de coesão, etc.

Um convite para debater a cultura da escola, seus vícios e práticas ineficientes, no intuito de crescimento e evolução.
Para combater a ideologia do ‘ser inacabado’, da ‘folha em branco’. Ferrarezi chega a dizer que a escola usa a leitura e escrita contra a criança, pois coloca tal aprendizagem como objeto final.

“Quando um objeto do desejo é utilizado contra nós, começamos ter aversão a ele”.

A escrita pode se dá como conhecimento técnico-instrumental contrário a linguagem que é dialógica. Mais que ensinar ou instruir, as práticas pedagógicas devem resgatar os princípios de humanização do sujeito aprendiz. Combater o ‘saber doado’ e conhecimento útil e produtivo. Promover práticas educativas simbólicas capazes de respeitar a diversidade e identidade de cada um.

A escola deve ensinar que ler e escrever são meios para fazer coisas mais importantes: conhecer o mundo sem está lá, salvar a própria vida, fazer um contrato, etc. Adotar diretrizes e princípios para uma aprendizagem eficaz.

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