sábado, 5 de agosto de 2017

Educação e Democracia: resumo de trechos do livro: História da Educação e da Pedagogia

Educação e Democracia: do livro História da Educação e da Pedagogia

Em geral reivindicar cidadania escolar é querer uma Escola leiga, universal e gratuita. 
Desde o Séc. XVIII havia um esboço da escola ideal. A Escola portadora de potencial para promover uma sociedade democrática. Ganhou importância política por operar para formar o cidadão: um sujeito sabedor de seus direitos e deveres. Essa tendência educacional perpassou para os Séculos XIX e XX.
No entanto, alguns teóricos apontaram a escola como reprodutora do sistema em favor da classe dominante. E defenderam que a Escola pode, no entanto, exercer papel emancipador.
No Séc. XX houve o uso da Escola para doutrinar Estados totalitários como fascismo e nazismo.
Atualmente a Escola busca resolver como fornecer formação integral e preparo para o trabalho, dentre outros temas.
Os sujeitos educativos que a princípio era apenas criança de sexo masculino, agora abarca a mulher, o deficiente físico e mental e etnias excluídas. Segue alguns sinalizadores ao longo dos Séculos:

Séc. XVIII - Iluminismo: emancipação humana, autonomia para pensar e agir pela garantia de direitos.

Séc. XIX - Trabalho e poupança. Rupturas, lutas revolucionárias por uma sociedade mais justa e democrática. Liberdade e Igualdade.

Séc. XX - Lazer e consumo. Defesa dos direitos do cidadão: mulher, criança, trabalhador, etnias, animais e natureza. 
Revoluções socialistas versus totalitarismo e intolerâncias.
Conquistas dos direitos dos negros e índios e também ódios étnicos.
Avanço das ciências e tecnologias e também desprezo aos valores vitais.
Prevalecendo interesses econômicos e visão utilitarista e consumista.
As massas produzem rebeldia, hedonismo e os mecanismos de defesa produzem ideologias e associações...

Após a II Guerra Mundial (1939-1945) foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas), que visa manter a paz e defender direitos humanos. Dentre seus órgãos está a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
Permanece a expectativa que a Educação como instrumento democrático, possa garantir sucesso profissional e social. Cita-se aqui a Escola Nova.
Com o diálogo de ciências como a Psicologia, Sociologia, Antropologia... a Pedagogia indaga sobre valores e fins que orientam a prática educativa.
Nos tempos da Guerra Fria o mundo estava basicamente dividido em duas ideologias: Socialismo e Capitalismo, o que parecia dividir o mundo em dois polos antagônicos sob vários aspectos: alienação e emancipação, Oeste e Leste, Bem e Mal... Assim, no Leste havia a educação para firmar valores socialistas e no Oeste a visão da Escola Nova com o ideal de autonomia e individualidade.
A partir de 1968 com o início da Universidade de Nanterre, em Paris com visão anárquica, promoveram revoluções diversas como reivindicar liberdade sexual e crítica. Na educação reivindicaram maior participação política, exigindo reformas na estrutura escolar. Os nomes de destaque desta revolução foram Jean-Paul Sartre e Herbert Marcuse. Terminamos esse texto citando as palavras-chave desta revolução: autonomia, autogestão e diálogo.

Referência: Resumo de tópicos do Capítulo 10 Educação para a democracia do livro: História da Educação e da Pedagogia; Aranha, Maria Lúcia de Arruda. 3 ed. São Paulo: Moderna 2006.

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Teorias da Aprendizagem


Teorias da Aprendizagem

1 - Empirismo, Associacionismo, Ambientalismo: conhecimento se dá através da interação com o ambiente, pelos cinco sentidos.
John Lock: "o ser humano é uma tabula rasa, uma folha de papel em branco. Ao longo de sua existência vai conhecendo através dos cinco sentidos".
Sinto, logo existo

Behaviorismo ou Associacionistas : comportamento - Produzir estímulos e influenciar respostas.
Resposta correta: Reforço Positivo (recompensa)
Resposta incorreta: Reforço Negativo (palmada, castigo). ERRO é punido com Reforço negativo.
Condicionamento: introduzir um Reforço positivo tende ao indivíduo repetir a resposta esperada.
Comportamento complexo: combinação de uma série de atividades simples
O professor é um técnico controlador ambiental: gera estímulos para controlar o aluno para que este dê respostas condicionadas.
Avaliação: resposta certa conforme o estímulo correspondente
Livre Arbítrio: não há, pois não Agimos sobre o ambiente, mas Reagimos.
Natureza Humana: não é boa nem má. Os ambientes defeituosos que são responsáveis ao que as pessoas fazem.
Belo e Feio: o senso de beleza é definido pelo ambiente em que se está.


Ivan Pavlov, John Watson "Dê-me uma dúzia de crianças saudáveis e eu as transformarei no que eu quiser: especialista ou ladrão",
Skinner
Tecnicista

2 - Racionalismo: Aprendizagem não é sensorial, mas mental e lógica.
Utiliza análises de proposições.
Descartes: "Penso, logo existo". Para adquirir o conhecimento não é preciso considerar os sentidos, mas as proposições lógicas.
Dois conjuntos
Inatismo / Nativismo / Apriorismo: Conhecimento é fruto da herança genética
Sócio-interacionismo / Construtivismo: Cognitivista - Jean Piaget e Interacionista - Vygotsky

3 - Humanista - Carl Roger
4 - Aprendizagem Significativa - Ausbell
5 - Gestalt - Dr. Fritz
6 - Sócio Afetiva - Wallon
7 - Conectivismo


Ambientalismo e Interacionismo

Ambientalismo: aprendizagem se dá do ambiente para o indivíduo. Via de mão única.

Interacionismo: aprendizagem se dá em que o ambiente transforma indivíduo e indivíduo transforma ambiente. Via de mão dupla.




quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Teorias Psicogenéticas: Piaget, Vygotsky, Wallon


Teorias Psicogenéticas: Piaget, Vygotsky, WallonModelos de como se dá a Aprendizagem
Piaget: Fatores Biológicos e sociaisNascemos humanos, ou seja, biologicamente prontos para o desenvolvimento.Novas associações (conhecimentos) geram novos equilíbrios. E isso se dá nos vários estágios.A Inteligência é adquirida a partir da Linguagem.
EstágiosSensório-motor 0 a 2 anos : inteligência individual, sem socialização.Reconhece os sentidos: olfato, paladar, audição, tato.Pré-operatório 2 a 7 anos: egocentrismo, contradição na fala, sem autonomia.Operatório Concreto 7 a 12 anos: personalidade, trocas, diálogo.Formal pós 12 anos: consolidação da personalidade.PersonalidadeSubmissão a cooperação e universalidade. Uma submissão Voluntária.
Socialização sob perspectiva Ética.Sociedade com os princípios de igualdade, liberdade, diversidade, direitos humanos. Três etapas para Práticas com Regras:
  • Anomia 5 a 6 anos - não seguem regras nas atividades
  • Heteronomia 9 a 10 anos - regras são imutáveis, mesmo assim mudam as regras por si só.
  • Autonomia - regras são acordos mútuos.

A noção de JUSTIÇA engloba noções morais e conceitos Matemáticos: 
  • Proporção
  • Peso
  • Igualdade

O processo de socialização (educação formal e informal) propicia ao indivíduo capacidades para:
  • trocas, cooperação
  • autonomia
  • compreensão e resolução de conflitos
  • aquisição de competências


Vygotsky: Conhecimento é adquirido pela interação do sujeito com o meio, por meio da Mediação.O desenvolvimento ocorre da interação com o outro de forma cultural. Humano é membro de uma espécie biológica que se desenvolve num grupo cultural.
Biológico se refere a espécie. Cultural se refere a Sujeito.Estrutura herdada (DNA) + Estrutura adquirida (social e cultural).A Linguagem é importante para mediar relações do homem com o mundo.A mente deve operar sistemas simbólicos, construídos de fora para dentro, que resulta em capacidade de pensar que significa fazer abstrações e generalizações que torna a pessoa capaz (Função Superior) de compreender conceitos sociais como Amor, Política, etc.

Zonas de Desenvolvimento: Inicial - Proximal - Final (considera o desenvolvimento da criança e a leva ao pensamento científico)
Wallon: Do Ato Motor ao Ato Mental Motricidade Cinética: desenvolvimento começa no Ato Motor para Ato Mental Até que o Ato Mental se torne independente.Humano é uma estrutura orgânica (biológica) que se relaciona com a cultura.Quatro elementos que se comunicam: Afetividade, Motricidade cinética, Inteligência e Relações sociais.Tipos:ReflexivosInvoluntáriosVoluntáriosConsciência afetiva cria vínculo com ambiente social e cultural.
5 Fases:
  • 1ª Impulsivo Emocional 0 a 1 anos: Relação forte com a mãe. Desenvolvimento do eu (mãe e criança = diálogo tônico)
  • 2ª Sensório Motor 1 a 3 anos: Aprende andar - exploração espacial. Inicia desenvolvimento da Linguagem.
  • 3ª Personalismo 3 a 6 anos: Construção da Individualidade: atitudes de rejeição, sedução, imitação - faz coisas pra ser visto (graça, choro), age como viu o adulto fazer, etc.
  • 4ª Categorial 6 a 11 anos: Aumenta objetividade, avança socialização, desenvolve ideias próprias.
  • 5ª Puberdade pós 12 anos: Procura grupo social e ao mesmo tempo individualidade - eu e os outros. 


quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Educação Nacional Brasileira - Documentos Principais

Educação Nacional Brasileira


Sobre a Educação observa os seguintes documentos principais:

CF 1988 (Constituição Federal) - Conjunto de leis, regras e normas do país.

LDB 9394/96 - Legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil.

DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais) - Normas obrigatórias para Educação Básica, para elaboração há participação da sociedade por órgãos educacionais, docentes, dirigentes, pesquisadores e representantes de escolas privadas. As DCNs orientam escolas na organização, articulação, avaliação e desenvolvimento de suas propostas pedagógicas. Norteia currículos e conteúdos mínimos. Asseguram formação básica, com base na LDB, define diretrizes para Educação Infantil,
Ensino Fundamental e Médio.

PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais) (Criados em 1997) - Parâmetros separados por disciplinas, elaborados pelo governo federal e não obrigatórios por lei. São orientações para: 
Elaboração e revisão do currículo
Formação inicial e continuada dos professores
Produção de livros e outros materiais didáticos
Avaliação do sistema de educação
Discussões pedagógicas internas e externas

ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)
Poderá haver reflexões em próximos posts.

Documentos importantes da Escola 
Poderão ser detalhados em próximos posts.

Regimento Escolar e P.P.P (Projeto Político Pedagógico)


Referências: Todos pela Educação (site). Disponível em:< http://www.todospelaeducacao.org.br/reportagens-tpe/23209/o-que-sao-e-para-que-servem-as-diretrizes-curriculares/>.

LDB 9394/1996 Pontos Principais e MP-746 Mudanças no Ensino Médio e *Fundamental

LDB 9394/1996                         Pontos principais                       Inclui Artigo 26 Inclui MP-746 Mudanças no Ensino Médio e ...