sábado, 5 de agosto de 2017

Educação e Democracia: resumo de trechos do livro: História da Educação e da Pedagogia

Educação e Democracia: do livro História da Educação e da Pedagogia

Em geral reivindicar cidadania escolar é querer uma Escola leiga, universal e gratuita. 
Desde o Séc. XVIII havia um esboço da escola ideal. A Escola portadora de potencial para promover uma sociedade democrática. Ganhou importância política por operar para formar o cidadão: um sujeito sabedor de seus direitos e deveres. Essa tendência educacional perpassou para os Séculos XIX e XX.
No entanto, alguns teóricos apontaram a escola como reprodutora do sistema em favor da classe dominante. E defenderam que a Escola pode, no entanto, exercer papel emancipador.
No Séc. XX houve o uso da Escola para doutrinar Estados totalitários como fascismo e nazismo.
Atualmente a Escola busca resolver como fornecer formação integral e preparo para o trabalho, dentre outros temas.
Os sujeitos educativos que a princípio era apenas criança de sexo masculino, agora abarca a mulher, o deficiente físico e mental e etnias excluídas. Segue alguns sinalizadores ao longo dos Séculos:

Séc. XVIII - Iluminismo: emancipação humana, autonomia para pensar e agir pela garantia de direitos.

Séc. XIX - Trabalho e poupança. Rupturas, lutas revolucionárias por uma sociedade mais justa e democrática. Liberdade e Igualdade.

Séc. XX - Lazer e consumo. Defesa dos direitos do cidadão: mulher, criança, trabalhador, etnias, animais e natureza. 
Revoluções socialistas versus totalitarismo e intolerâncias.
Conquistas dos direitos dos negros e índios e também ódios étnicos.
Avanço das ciências e tecnologias e também desprezo aos valores vitais.
Prevalecendo interesses econômicos e visão utilitarista e consumista.
As massas produzem rebeldia, hedonismo e os mecanismos de defesa produzem ideologias e associações...

Após a II Guerra Mundial (1939-1945) foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas), que visa manter a paz e defender direitos humanos. Dentre seus órgãos está a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
Permanece a expectativa que a Educação como instrumento democrático, possa garantir sucesso profissional e social. Cita-se aqui a Escola Nova.
Com o diálogo de ciências como a Psicologia, Sociologia, Antropologia... a Pedagogia indaga sobre valores e fins que orientam a prática educativa.
Nos tempos da Guerra Fria o mundo estava basicamente dividido em duas ideologias: Socialismo e Capitalismo, o que parecia dividir o mundo em dois polos antagônicos sob vários aspectos: alienação e emancipação, Oeste e Leste, Bem e Mal... Assim, no Leste havia a educação para firmar valores socialistas e no Oeste a visão da Escola Nova com o ideal de autonomia e individualidade.
A partir de 1968 com o início da Universidade de Nanterre, em Paris com visão anárquica, promoveram revoluções diversas como reivindicar liberdade sexual e crítica. Na educação reivindicaram maior participação política, exigindo reformas na estrutura escolar. Os nomes de destaque desta revolução foram Jean-Paul Sartre e Herbert Marcuse. Terminamos esse texto citando as palavras-chave desta revolução: autonomia, autogestão e diálogo.

Referência: Resumo de tópicos do Capítulo 10 Educação para a democracia do livro: História da Educação e da Pedagogia; Aranha, Maria Lúcia de Arruda. 3 ed. São Paulo: Moderna 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LDB 9394/1996 Pontos Principais e MP-746 Mudanças no Ensino Médio e *Fundamental

LDB 9394/1996                         Pontos principais                       Inclui Artigo 26 Inclui MP-746 Mudanças no Ensino Médio e ...