quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade / Resumo





  
Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade
Terezinha Azeredo Rios

Resumo


Qualidade X Qualidade Total

          Qualificar a qualidade na docência para superar a qualidade retórica. Denunciar e evitar discurso competente que se confunde com a linguagem institucional autorizada ou permitida. Qualidade total desqualifica e transforma a qualidade numa estratégia competitiva conforme o mercado.  Competências mercadológicas, com função privada, como modelo de linguagem do especialista, com fórmulas fechadas do saber não consideram necessidades concretas da comunidade. “O homem não é um recurso, ele possui recursos”.
          Competência é um conjunto de qualidades pelo bem comum, direitos coletivos. O trabalho docente competente faz bem na:

Técnica (fazer e refazer conteúdos com os alunos)
Estética (sensibilidade e beleza)
Política (construção coletiva social e exercício de direitos e deveres)
Ética – Dimensão fundante (ação com respeito e solidariedade para um bem coletivo).
Professor e aluno entrecruza três relações: sentir, saber, fazer.

Mundo fragmentado e globalizado

“Hoje o mundo é muito grande porque a terra é pequena” Gil

        O ambiente para o trabalho docente se dá num mundo globalizado de livre mercado, com relações escolares mundiais, progresso tecnológico, crescimento da pobreza e exclusão social de modelo político econômico liberal. Mundo que despreza valores fundamentais para construção humana, mundo de especialização e discussões sobre liberdade e igualdade.
           A autora propõe que o trabalho docente supere a fragmentação de um mundo fragmentado e olhe largo sobre o ensino. Evite a massificação e homogeneidade redutora de tal mundo globalizado. Recupere razão e sentimento. Faça reapropriação do afeto. Reflita sobre um saber claro, abrangente e profundo.
Ensino é uma prática social específica, um processo de educação de maneira sistemática e intencional. A função é socialização criadora e recriadora de conhecimento e cultura.
              A didática é a arte de ensinar, proporciona exercício de meditação, encanto do saber existente com novos saberes. Boa didática é saber fazer. Ensino articulado com aprendizagem.
        Extensão de mundo que aumenta devido à intervenção humana contínua. Universo de conhecimentos, ações, valores, etc. Cresce mais com a ação humana. Terra pequena, num emaranhado de rede cibernética e acessos. Nesse contexto de mundo fragmentado, devemos pensar o ensino e a aprendizagem, revisão de conteúdos, métodos, processos de avaliação, organizações curriculares. Um ensino de boa qualidade conecta dimensões técnica, política, ética e estética da atividade docente.

Trabalho disciplinar e interdisciplinariedade

        Reconhecer um trabalho interdisciplinar numa efetiva disciplinariedade. Um diálogo na diferença. Ação com objetivos comuns, de maneira orgânica. De modo que o aluno se lembre do convívio inteiro que constrói no diálogo com seu professor.

          A filosofia ajuda a didática articular razão e sentimento, encontrar equilíbrio e alternativas para a dialética que é articular aprendizagem e processo de aprendizagem. O que caracteriza um ensino de boa qualidade?  As dez competências de Perrenoud, podem nos ajudar nessa reflexão:

10 Competências para Educação Escolar (Perrenoud)

01 Organizar e dirigir situações de aprendizagens
02 Administrar a progressão das aprendizagens
03 Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação
04 Envolver os alunos
05 Trabalhar em equipe
06 Participar da administração da escola
07 Informar e envolver os pais
08 Utilizar novas tecnologias
09 Enfrentar deveres e dilemas éticos da profissão
10 Administrar a própria formação continuada

Felicidadania

         A construção da Felicidadania na ação docente é promover comunicação. A aula é o espaço/tempo da comunicação didática. Reconhecer o outro, respeitar o outro, articular razão e sentimento. Igualdade na diferença, bem coletivo e projeto coletivo de trabalho. Comunicação criativa, relação pedagógica para afetividade e alegria. Promover aprendizagem significativa na diferença e diversidade. Um trabalho docente que colabore com a construção de felicidadania, no fazer a vida da melhor qualidade.
       Reconhecer o outro, observar o bem coletivo, envolver-se na elaboração de um projeto coletivo de trabalho. Comunicação criativa, relação pedagógica para afetividade e alegria. Lutar por aperfeiçoamento constante para um trabalho de boa qualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LDB 9394/1996 Pontos Principais e MP-746 Mudanças no Ensino Médio e *Fundamental

LDB 9394/1996                         Pontos principais                       Inclui Artigo 26 Inclui MP-746 Mudanças no Ensino Médio e ...