Compreender e ensinar: por uma docência de melhor
qualidade
Terezinha Azeredo Rios
Resumo
Qualidade X Qualidade Total
Qualificar a qualidade na
docência para superar a qualidade retórica. Denunciar e evitar discurso
competente que se confunde com a linguagem institucional autorizada ou permitida.
Qualidade total desqualifica e transforma a qualidade numa estratégia
competitiva conforme o mercado. Competências
mercadológicas, com função privada, como modelo de linguagem do especialista, com
fórmulas fechadas do saber não consideram necessidades concretas da comunidade.
“O homem não é um recurso, ele possui recursos”.
Competência é um conjunto
de qualidades pelo bem comum, direitos coletivos. O trabalho docente competente
faz bem na:
Técnica (fazer e refazer
conteúdos com os alunos)
Estética (sensibilidade
e beleza)
Política (construção
coletiva social e exercício de direitos e deveres)
Ética – Dimensão fundante
(ação com respeito e solidariedade para um bem coletivo).
Professor e aluno
entrecruza três relações: sentir, saber, fazer.
Mundo fragmentado e globalizado
“Hoje o mundo é muito
grande porque a terra é pequena” Gil
O ambiente para o
trabalho docente se dá num mundo globalizado de livre mercado, com relações
escolares mundiais, progresso tecnológico, crescimento da pobreza e exclusão
social de modelo político econômico liberal. Mundo que despreza valores
fundamentais para construção humana, mundo de especialização e discussões sobre
liberdade e igualdade.
A autora propõe que o trabalho
docente supere a fragmentação de um mundo fragmentado e olhe largo sobre o
ensino. Evite a massificação e homogeneidade redutora de tal mundo globalizado.
Recupere razão e sentimento. Faça reapropriação do afeto. Reflita sobre um saber
claro, abrangente e profundo.
Ensino é uma prática
social específica, um processo de educação de maneira sistemática e
intencional. A função é socialização criadora e recriadora de conhecimento e
cultura.
A didática é a arte de
ensinar, proporciona exercício de meditação, encanto do saber existente com
novos saberes. Boa didática é saber fazer. Ensino articulado com aprendizagem.
Extensão de mundo que
aumenta devido à intervenção humana contínua. Universo de conhecimentos, ações,
valores, etc. Cresce mais com a ação humana. Terra pequena, num emaranhado de rede
cibernética e acessos. Nesse contexto de mundo fragmentado, devemos pensar o
ensino e a aprendizagem, revisão de conteúdos, métodos, processos de avaliação,
organizações curriculares. Um ensino de boa qualidade conecta dimensões
técnica, política, ética e estética da atividade docente.
Trabalho disciplinar e
interdisciplinariedade
Reconhecer um trabalho interdisciplinar
numa efetiva disciplinariedade. Um diálogo na diferença. Ação com objetivos
comuns, de maneira orgânica. De modo que o aluno se lembre do convívio inteiro
que constrói no diálogo com seu professor.
A filosofia ajuda a
didática articular razão e sentimento, encontrar equilíbrio e alternativas para
a dialética que é articular aprendizagem e processo de aprendizagem. O que caracteriza um ensino de boa qualidade? As dez competências de Perrenoud, podem nos ajudar nessa reflexão:
10 Competências para
Educação Escolar (Perrenoud)
01 Organizar e dirigir
situações de aprendizagens
02 Administrar a
progressão das aprendizagens
03 Conceber e fazer
evoluir dispositivos de diferenciação
04 Envolver os alunos
05 Trabalhar em equipe
06 Participar da
administração da escola
07 Informar e envolver
os pais
08 Utilizar novas
tecnologias
09 Enfrentar deveres e
dilemas éticos da profissão
10 Administrar a
própria formação continuada
Felicidadania
A construção da
Felicidadania na ação docente é promover comunicação. A aula é o espaço/tempo
da comunicação didática. Reconhecer o outro, respeitar o outro, articular razão
e sentimento. Igualdade na diferença, bem coletivo e projeto coletivo de
trabalho. Comunicação criativa, relação pedagógica para afetividade e alegria.
Promover aprendizagem significativa na diferença e diversidade. Um trabalho
docente que colabore com a construção de felicidadania, no fazer a vida da
melhor qualidade.
Reconhecer o outro,
observar o bem coletivo, envolver-se na elaboração de um projeto coletivo de
trabalho. Comunicação criativa, relação pedagógica para afetividade e alegria.
Lutar por aperfeiçoamento constante para um trabalho de boa qualidade.