Educação no Século XXI
O
avanço tecnológico causa modificações no trabalho e nas relações humanas; imersos
numa cultura da informação. Conforme Dowbor (2001), época de imagens e
audiovisuais, convertendo pessoas em espectadores de um show permanente.
Necessitando trabalhar o consumo crítico, como meio para não alienação e
massificação.
Os
dias passados caracterizavam suas comunidades a partir de conceitos
estabelecidos. Fala-se em continuidade da modernidade, iniciada no Século
XVII, configurado em crise da família, escola e Estado. Outros anunciam
a pós-modernidade, sendo esta uma ruptura para buscar novos
paradigmas.
Os
novos modelos precisam considerar ciência e técnica junto a valores como afeto,
solidariedade e cooperação; num esforço conjunto para combater problemas
globais como ameaça nuclear, destruição e poluições diversas e injustiças
sociais.
Uma
sociedade informatizada e abundante em informações proporciona novos recursos e
também novas exclusões, como o analfabeto digital. Dowbor (2001) fala em
educação permanente e defende uma formação abrangente com abordagem criativa.
Trabalhar especialização, desenvolver novas metodologias por meio de projetos
interdisciplinares.
A
escola com organização uniforme e saber linear, transmitido do professor para o
aluno enfrenta uma nova realidade onde olhar para o futuro signifique elaborar
estratégias educacionais estudando o conhecimento em suas mais variadas
manifestações.
[Resumo]. Para onde a educação vai? Dowbor,
Ladislau, Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis,
Vozes, 2001, p.71-75. In História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil.
Aranha, Maria Lúcia de Arruda. São Paulo, Moderna, 3ª ed. 2006.