quinta-feira, 20 de julho de 2017


Educação no Século XXI

            O avanço tecnológico causa modificações no trabalho e nas relações humanas; imersos numa cultura da informação. Conforme Dowbor (2001), época de imagens e audiovisuais, convertendo pessoas em espectadores de um show permanente. Necessitando trabalhar o consumo crítico, como meio para não alienação e massificação.
         Os dias passados caracterizavam suas comunidades a partir de conceitos estabelecidos. Fala-se em continuidade da modernidade, iniciada no Século XVII, configurado em crise da família, escola e Estado. Outros anunciam a pós-modernidade, sendo esta uma ruptura para buscar novos paradigmas. 
            Os novos modelos precisam considerar ciência e técnica junto a valores como afeto, solidariedade e cooperação; num esforço conjunto para combater problemas globais como ameaça nuclear, destruição e poluições diversas e injustiças sociais.
            Uma sociedade informatizada e abundante em informações proporciona novos recursos e também novas exclusões, como o analfabeto digital. Dowbor (2001) fala em educação permanente e defende uma formação abrangente com abordagem criativa. Trabalhar especialização, desenvolver novas metodologias por meio de projetos interdisciplinares.
            A escola com organização uniforme e saber linear, transmitido do professor para o aluno enfrenta uma nova realidade onde olhar para o futuro signifique elaborar estratégias educacionais estudando o conhecimento em suas mais variadas manifestações.

[Resumo]. Para onde a educação vai? Dowbor, Ladislau, Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis, Vozes, 2001, p.71-75. In História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. Aranha, Maria Lúcia de Arruda. São Paulo, Moderna, 3ª ed. 2006.
                       




LDB 9394/1996 Pontos Principais e MP-746 Mudanças no Ensino Médio e *Fundamental

LDB 9394/1996                         Pontos principais                       Inclui Artigo 26 Inclui MP-746 Mudanças no Ensino Médio e ...